domingo, 30 de setembro de 2012

TRANSAMAZÔNICA 40 ANOS

PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA SE REÚNEM 40 ANOS DEPOIS DA COLONIZAÇÃO COM FAMILIARES DE ATÉ QUARTA GERAÇÃO EM ALMOÇO ESPECIAL
Por: Cirineu Santos
Fotos Gilmário Moreno
Entrevistas: de Joabe Reis e Erim Pimental
Colaboração: Eliel Santos
Pioneiros se reencontraram com suas famílias 
Na manhã deste sábado, 29, os primeiros moradores da Transamazônica, se reuniram em Uruará realizando o 1º encontro dos pioneiros da Transamazônica. Pioneiros de Altamira até Rurópolis se fizeram presentes no evento, que aconteceu na propriedade do Sr. Cícero Veloso, onde tiveram um almoço com familiares.
Pioneiros Adão Alves
Na ocasião as lembranças foram citadas por aqueles que chegaram aqui e tiveram como casas um pequeno tapiri feito de ripa de açaí. A organização do evento foi do pioneiro Domingos Nicolodi, Nelson Nardini, Adão Alves e Cirilo, ambos chegaram à região na década de 70 com o apoio da Prefeitura de Uruará, objetivando os pioneiros e colocando propostas de uma aposentadoria a esses desbravadores.
Pioneiro Domingos Nicoloidi
Para Domingos Nicoloidi (Mingue), foi a celebração de uma vitória. “40 anos de transamazônica é uma vitória de todos nós. Fico feliz porque reunimos muitas famílias e todos estão satisfeitos. Somos gratos a todos aqueles que nos ajudaram na realização deste evento”, ressaltou.
Pioneiro Nelson Nardini
Em entrevista ao repórter Erim Pimental, o pioneiro Nelson Nardini, que também chegou à região em 1972 falou que esse encontro foi muito bom e o objetivo foi atendido. “Revemos os amigos. A Transamazônica é muito extensa, às vezes a gente se conhece e até viemos da mesma região, mas aqui, um mora no km 140, outro mora quase perto das Placas e nesse momento a gente se encontra”. Explicou.
Pioneiro Ivo Phul
O pioneiro o Ivo Phul que também chegou ao município em 1972 falou do imenso prazer de estar participando do evento e de ter tido o privilégio de ser um dos pioneiros. “Já deixamos muitos entes queridos, meu sogro, minha sogra já faleceram aqui. Nós chegamos jovens e graças a Deus conseguimos enfrentar as batalhas e, hoje estamos contentes.” Relembrou.
Prefeito Eraldo Pimenta com demais pioneiros
Participou deste momento histórico o prefeito municipal de Uruará, Eraldo Pimenta, que falou da satisfação de estar envolvido nesta confraternização dos pioneiros. 
Pioneiros Eraldo Pimenta e Ivo Phul
Eraldo Pimenta, que também é um dos pioneiros da Transamazônica, relembra quando chegou na região. “Chegamos aqui na Transamazônica na década de 70, onde a imprensa propagava: Vamos Integrar a Amazônia para não Entregar. Vieram homens e mulheres de toda a parte do Brasil, desbravar o desconhecido. O governo praticamente abandonou esse povo aqui. Esses pioneiros conseguiram fazer com que essa terra fosse um Pará à parte, um local à parte deste Brasil e aqui está o exemplo disso, esses senhores e senhoras presentes neste evento”, disse o prefeito.

Pioneiros se reencontraram com suas famílias
Para os organizadores, outros eventos como estes serão realizados no Município e região. Uma comissão dos pioneiros foi eleita pra conseguir junto ao Governo Federal uma aposentadoria a esses pioneiros e também aos filhos deles que chegaram na época ainda crianças, muitos deles não tiveram oportunidade de estudar e foram enganados pelo Governo Federal da época.
Nesse ano os pioneiros comemoraram os 40 anos de colonização da Transamazônica.



Pioneira Inês e Filha Vaninha