sábado, 26 de maio de 2012

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL XINGU - PDRS - REALIZADO EM URUARÁ

URUARÁ FOI SEDE DA XI REUNIÃO DO PDRS XINGU E SE TORNOU NOS DIAS 24 E 25 A CAPITAL DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL XINGU

POR: Cirineu Santos
Fotos: Zé Fotógrafo, Célio Birro, Kleber Ponce, Cirineu Santos e Gilmário Moreno
Uruará sediou nos dias 24 e 25 deste mês a XI Assembleia Ordinária do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRS Xingu. Na quinta-feira, 24, foi o dia de trabalho das Câmaras Técnicas onde os projetos já apresentados pelos municípios e Associações de classe foram debatidos pelas Câmaras Técnicas Competentes e aprovação do modelo e submissão e julgamento de projetos, com critérios objetivos para avaliação dos mesmos.
Ao todo, são sete Câmaras Técnicas, cada uma com respectivos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável da região, tratando assuntos como Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, fundiário, inclusão social e etc... O evento contou com apoio da Consórcio Belo Monte que agrega os 11 municípios do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte e tem como presidente o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta.

Organizado pela equipe do governo Uruará da Gente, milhares de pessoas fizeram-se presentes durante os dois dias que discutiram o desenvolvimento da região. Durante o dia 25, a Assembleia que iniciou às 9 h, foi aberta ao público no ginásio poliesportivo Eduardo Nicolini. Foi iniciada com a presença dos membros titulares do Comitê Gestor do PDRS Xingu, representando o governo Federal, o diretor do Departamento de Programa de Energia Elétrica, Celso Knijnik, da Secretaria do Programa de Aceleração de Crescimento – SEPAC, ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do representante do governo Estadual, Nicias Ribeiro, secretário Estadual de Minas Energia e do prefeito de Uruará Eraldo Pimenta, presidente do Consórcio Belo Monte.
Discutiu os investimento pra região em valores orçados em R$ 500 milhões para serem investidos na região de influência da Hidrelétrica de Belo Monte através do PDRS. O evento contou ainda com representantes do Governo Federal, Estadual, dos municípios representados pelos prefeitos e das entidades sociais de classe, além da empresa Norte Energia responsável pela execução e administração do empreendimento UHE Belo Monte.
O Diretor do Departamento de Programa de Energia Elétrica, Celso Knijnik disse que o governo federal colocou o empreendimento Belo monte e decidiu que era preciso garantir sustentabilidade para a população da região. O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Cabral também falou da importância do empreendimento e das discussões de desenvolvimento sustentável.
Pela Norte Energia, Diretor de Relações Institucionais, João Pimentel, que recebeu pela a Câmara Municipal,  o título de cidadão uruaraense. Na ocasião, disse que em conversa com o ministro dos transportes, garantiu o asfaltamento da Transamazônica em três anos. Ressaltou ainda que atualmente mais de oito mil pessoas estão trabalhando e esse número chegará a 23 mil em 2014. “Saiu de Uruará surpreso com tudo o que vi aqui. Neste XI encontro posso dizer que 32 projetos já foram aprovados. E esta reunião aqui em Uruará foi mais um passo significativo para o desenvolvimento da região. Aqui recebi um título honroso, cidadão de Uruará, e me sinto comprometido com o Município. Fico encantado com a receptividade de todos os moradores e em especial do prefeito Eraldo Pimenta. Levo pra Norte Energia e pra o governo federal a melhor impressão desta cidade. Parabéns ao Eraldo e toda sua equipe. Parabéns ao povo de Uruará”, disse.
O presidente do consórcio Belo Monte e prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, disse que a população precisa indicar onde dever ser investido os recursos que a Norte Energia tem disponível para o município. E falou da grande satisfação de sediar a XI reunião do PDRS Xingu. “É com muita satisfação que vejo se tornar realidade o desenvolvimento da região da Transamazônica com a construção da Hidrelétrica Belo Monte. Apostamos no crescimento sustentável e fortalecimento desta região, com os esforços do poder público e da sociedade civil organizada, na integração de seus esforços de forma a assumirem um papel protagonista, conciliando produção, conservação ambiental, desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população”, agradeceu.