quinta-feira, 17 de maio de 2012

Chega a Belém quadrilha que assaltou bancos em Novo Repartimento

Bando presoPresos são embarcados em viatura

O Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará apresentou, na tarde desta quinta-feira, 17, na sede da Polícia Civil, em Belém, em entrevista coletiva a jornalistas, cinco presos – quatro homens e uma mulher – por envolvimento nos assaltos a duas agências bancárias e a um posto lotérico, em Novo Repartimento, sudeste do Pará. As prisões foram realizadas ontem, dia 16, nos municípios de Altamira, Pacajá e Bom Jesus do Tocantins, nas regiões sudoeste e sudeste do Estado. Com os presos, foram apreendidas três pistolas – duas de calibre .40 de uso restrito às Polícias e uma calibre 380 – e um revólver calibre 38, além de cinco pentes de calibre 12; R$ 20 mil em dinheiro; 20 cabeças de gado; dois computadores portáteis; dois carros e uma moto.
Os presos são o sargento da Polícia Militar, Marivan Costa; Diego Drosdosky; Lenilson dos Santos Lima, de apelido “Playboy”; Elenilton Lima da Silva, de apelido “Louro”, e Yuandra Gadelha Freitas, mulher de Lenilson. A captura do bando contou com apoio de policiais militares do CME (Comando de Missões Especiais), de Altamita, e policiais civis da região sudeste do Pará. O bando desembarcou na capital paraense, por volta de 16h15, no Hangar do Estado, sob escolta de policiais civis comandados pelo delegado André Costa, da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Após o desembarque, o bando foi conduzido do Aeroporto Internacional de Belém, em comboio de viaturas da DRCO e do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), até a Delegacia-Geral.

Armas, munição, dinheiro, entre outros objetosA coletiva de imprensa, presidida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, contou com as presenças dos diretores da Polícia do Interior, Sílvio Maués, e de Polícia Especializada, João Bosco Rodrigues; do delegado André Costa, da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos; dos delegados Cláudio Galeno, diretor do Núcleo de Inteligência Policial, e Sérvulo Cabral, diretor de inteligência da SIAC (Secretaria Adjunta de Análise Criminal), e do coronel Saraiva, da Polícia Militar do Pará. As investigações tiveram início no dia 4, quando foram registrados os roubos em Novo Repartimento. Ao todo, de acordo com o delegado André Costa, responsável pelas investigações, todos os valores obtidos com os roubos foram usados para adquirir gado, como forma de lavar o dinheiro roubado. “As investigações prosseguem. Ainda restam quatro pessoas procuradas. Ainda não podemos relacionar os assaltos em Novo Repartimento com os outros dois assaltos ocorridos em dias anteriores na região”, explica.
Entrevista coletivaConforme o delegado André, o bando não possui uma liderança única. Um dos envolvidos no roubo já tem passagem por roubo em Altamira. Ouvidos preliminarmente, os presos já confessaram a participação nos assaltos. Segundo o coronel Saraiva, o sargento tem sete anos de PM no Pará, mora em Altamira, mas trabalha em Pacajá. Ele foi quem deu as informações necessárias sobre a chegada do dinheiro ao banco à quadrilha. Já a mulher é apontado como a pessoa que deu apoio logístico ao bando. Cada um dos envolvidos, informou o delegado André Costa, recebeu R$ 50 mil do roubo. O delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior, destacou que a prisão do bando só foi possível graças à contínua ação conjunta das Polícias na região. “Isso foi decisivo para o resultado”, assevera. Todas as armas e a munição ainda passarão por perícia para saber se foram as mesmas usadas nos roubos. O bando permanecerá recolhido no Sistema Penitenciário do Estado à disposição da Justiça. FOTOS: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA).