quinta-feira, 29 de março de 2012

Integrante de bando formado por falsos pastores está preso em Mãe do Rio

Está preso em Mãe do Rio, região Guajarina, nordeste do Pará, Jesus Roberto Nunes de Assis, de 33 anos, que se passava por pastor evangélico para conquistar a confiança de pessoas e praticar roubos no município. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 28. O delegado Alexandre Calvinho, titular da Delegacia de Mãe do Rio, apurou que o acusado não levantava suspeitas das vítimas e agia sempre em companhia de outro falso evangélico, José Carlos da Silva Cunha, que está foragido. Os dois conseguiram praticar vários roubos em 15 dias no município.
A dupla agia sempre da mesma forma. Após os falsos pastores frequentarem a casa das vítimas e conhecerem a rotina das pessoas, eles arquitetavam os crimes. “Eles entravam de capacete ou capuz e geralmente levavam outro bandido que entrava na casa, 'de cara limpa', para anunciar o assalto. Após levarem o dinheiro da vítima, os bandidos amarravam as pessoas com fio e fugiam”, apurou o delegado. Em 15 dias, quatro roubos semelhantes foram registrados na Delegacia. Jesus, ao ser preso, estava junto com um adolescente também envolvido nos crimes. Jesus não gerava suspeitas, pois se passava por dirigente de uma igreja evangélica.
No entanto, a esposa dele confessou, aos policiais, que o companheiro participou do crime. Ela também apresentou na Delegacia a arma usada nos roubos escondida na casa de José Carlos. Em depoimento de uma das vítimas, o delegado apurou que os criminosos agiram de forma violenta com armas em punho. Um dos policiais envolvidos na prisão do acusado, investigador Ismael Troitinho, relatou ter efetuado a prisão do acusado depois de receber um telefonema informando que uma residência havia sido assaltada na Rua Castelo Branco. O policial civil conta ter ido ao local, porém os assaltantes já haviam fugido. Com o andamento das  investigações sobre o roubo, juntamente com o Roque e tenente Joacir, os policiais descobriram que um grupo de criminosos havia alugado motocicletas de um homem conhecido por “Faísca” para praticar o roubo.
Assim, os policiais passaram a procurá-los até encontrar Jesus e seu primo, adolescente, na casa do responsável pela locação do veículo. Foram encontrados ainda capacetes com as mesmas características dos usados no roubo em poder dos acusados. Em depoimento, o adolescente confessou que Jesus é proprietário de um revólver calibre 38 e que o comparsa dele nos assaltos era José Carlos Cunha. Os policiais foram até a casa de José Carlos para prendê-lo, no entanto, ele não foi encontrado. Ao revistarem o local, os policiais encontraram uma fita tipo Durex utilizada para imobilizar e amarrar as vítimas durante os roubos. Jesus irá permanecer preso. José Carlos será indiciado em inquérito e deverá ter a prisão requisitada ao Poder Judiciário.